sábado, 15 de novembro de 2008

TOP FÓR
AS 4 MAIORES DORES DE CABEÇA DOS GAMES!

4º lugar
Sphere Grind (Final Fantasy X)
Quem jogou Final Fantasy X lembra da primeira vez que se deparou com essa planilhinha humilde, vide o link a seguir:
http://www.gamefaqs.com/console/ps2/file/197344/20045
Qualquer um se assustaria com um troço desses, ainda mais com a velocidade que você vai preenchendo ela para cada persnagem logo no começo, apesar que isso vai ficando mais mecânico lá pro final do game.
No começo você pensa um milhão de vezes em qual caminho melhor para segui com cada personagem, muita gente perdeu horas e horas planejando qual linha seguir, e muita gente fudeu algum personagem em alguma passagem do jogo por seguir uma trajetória que não combinava com status e segurava "level up" até conseguir um teleport sphere.
A Sphere Grind é um conceito de interação com a evolução de cada personagem muito genial e complexo, podendo até mesmo assustar fãs da série!
O fato é que essa porra dá um puta trabalho pra preencher, até mesmo quando você está prestes a completar ela e começa a pensar em preencher os espaços vazíos com as spheres especiais.

3º lugar
Alchemy Pot (Dragon Quest VIII)

O universo do game já é imenso, há mais de 110 mini-medals pra encontrar, tem uma porrada de monstros pra entrar no seu time e fazer centenas de combinações para vencer o monster arena, preencher skills points pra favorecer batalhas contra slimes metálicas, cassinos, dungeons e quests alternativas... enfim, o jogo já vem com toda essa brutalidade, e como se não bastasse há um famoso caldeirão onde você combina itens de acordo com receitas que você aprende lendo livros e conversando com as pessoas, conhecido como ALCHEMY POT.
Fato que você pode consultar faqs para realizar essas receitas mesmo sem aprender, o problema é que até mesmo os faqs podem conter erros ou faltar receitas de tão imenso a variedade de possibilidades que você pode fazer no Alchemy Pot, que começa de forma sútil podendo misturar 2 itens, e mais pra frente 3!
Aliás, é provável que você fique perdido até mesmo consultando o FAQ, aliás, cadê o faq? Fui procurar e sumiram... vai ver, foram reformular...
Enfim, é quase impossível fazer todas as receitas, e é provável que você se arrependa por executar alguma receita que desperdiçou um item precioso que poderia servir pra fazer um artigo raro... Essa tal de Alchemy Pot dá tanta dor de cabeça que pode fazer você querer jogar esse game imenso (mais de 100 horas)tudo de novo.


2º lugar
Seraphic Gate (Valkyrie Profile: Silmeria)

Esse game por si só já não é fácil, há muito conceito de equipar coisas, evoluir habilidade e "einherjar" e comprar SOULS (que muda o status do local)... enfim, o jogo já mostra um pouco de brutalidade logo no começo, eu mesmo já conheço um monte de gente que desistiu desse game por excesso de complexidade...
Só que de fato o pior vem no final, quando você ganha a possibilidade de explorar uma dungeon chamada SERAPHIC GATE, repleta de puzzles que dependem de muita inteligência e habilidade que envolve conceitos de gameplay que colocam qualquer plataformer 2D no chinelo, é onde o jogo mostra todo o potencial de level design, e ainda oferece batalhas de altíssimo nível que vão fazer você arrancar os poucos cabelos que sobraram na cabeça por fracassar depois de tanto trabalho duro!
Enfim... além de ser um jogo maravilhoso e extremamente bem produzido, ele tem uma das dungeons mais desafiadores de todos os tempos.


1º lugar
IKUTO (Phantasy Star 2, Mega Drive
)

Antes eu devo dizer que esse jogo tem uma estrutura de evolução simples e tradicional como todo RPG antigo, só que quase todas as dungeons desse game dão dor de cabeça, principalmente porque as batalhas são equilibradas e a tendência é que você fadigue (quase morre e depois usa os seus itens e magias para se curar até esgotar), o que acontece nesse jogo é que muitas vezes você tem que teleportar pra fora da dungeon pra salvar o game e recuparar o status e tentar cumprí-la de novo.
O problema é que as dungeons são complicadinhas (e não tem porra nenhuma de mapa pra você se auxiliar, a proposta desse game é que você desenhe os mapas a mão), as batalhas são aleatórias e muito frequentes, e então você acaba tendo que sair e voltar nela várias vezes, mas se você for bom, é possível passar de algumas delas sem essa trabalheira toda!
Mas lá pra reta final do game, você deve procurar 8 armas sagradas, 2 em cada dungeon, e na 3ª dungeon você terá um dos desafios mais aclamados dos nerds-masters em RPGs, algo que até nos FAQs os escritores acusam de "O MAIOR DESAFIO DA VIDA DELES", enfim, chega a hora de encarar
IKUTO!
Essa dungeon consiste em uma sequencia de pisos repletos de buracos, do qual você deve ir testando cada uma das combinações de quedas até conseguir encontrar os 2 baús (separados) que contém as 2 armas sagradas e por fim escafeder-se de lá, o problema é que se você cair no buraco errado, você tem que subir uma escada enorme pra chegar lá no topo ou teleportar pra fora e começar a cair um buraco de cada vez tudo de novo! E as batalhas dessa tela são extremamente fadigantes... foi a minha maior dor de cabeça passar desse troço avacalhado e sem noção, e foi a única parte do game que eu desenhei num papel os mapinhas, levei umas 2 semanas pra concluir esse cenário, mas valeu a pena e tenho orgulho disso!
É comum a maioria das pessoas consultarem FAQs ou mapas do game pra jogar esse troço, enfim, aqui tá o mapinha da disgraça pra vocês terem uma noção de como é:
http://www.phantasy-star.net/psii/maps/mapsikuto.html
e aqui tá um vídeo (a partir dos 2m30s) mostrando um jogador concluindo a dungeon (óbviamente através de guias e ferramentas de SAVE STATE pra não cair em batalha)
http://br.youtube.com/watch?v=sRsE2o6SHSU
QUE TAL JOGAR esse troço pra você testar a sua capacidade?

3 comentários:

Anônimo disse...

Hehehehahahha!
Ikuto com certeza era uma desgraça...as batalhas daquela area eram o diabo em forma de pixel... E Marcus, em termos de batalhas,o seraphic gate do VP1 é mais foda que o do VP2.

robertobech disse...

Haha, muito boa essa... Ikuto é um pesadelo! Eu amo Phantasy Star II, e adoro a dificuldade elevada dele, mas Ikuto é sacanagem.

Eu tenho um site sobre Phantasy Star, talvez interesse:
www.gazetadealgol.com.br

Gustavo Barrancos disse...

Quanto ao Phantasy Star II,comprei o ele no virtual console. Terminei a primeira quest (Bio-systems lab) e desanimei exatamente pelos mesmos motivos que voce citou (até fiz um comentario no meu blog a respeito..hehe)
A historia do jogo é excelente , mas haja paciencia!